segurança na net
A internet faz parte do nosso quotidiano, seja para crianças, jovens, adultos ou até idosos que muitas vezes referem já não podem passar sem ela. Esta ferramenta disponibiliza um verdadeiro universo de informações e possibilidades de comunicação ao alcance de um simples clique. A sua grande vantagem é a possibilidade de se estar em permanente contacto de um qualquer lugar do mundo lugar e “conhecer” pessoas.
Mas, assim como tudo, a internet também tem riscos sendo necessário dá-los a conhecer a todos independentemente da idade ou sexo. Os mais vulneráveis são sem dúvida.
É importante compreender a dimensão pública que a Internet alcança para se verificar a importância de acompanhar e orientar as crianças e os adolescentes, pois são sem dívida os mais vulneráveis por muitas razões e assim prevenir a incidência da violação dos direitos humanos, pornografia, incitamento à violência, encontros com pessoas “ conhecidas” online, acesso a conteúdos indevidos …
Atualmente, a internet nas escolas já está protegida em relação a sites cujos conteúdos não são adequados nem apropriados à idade dos seus alunos. Mas tendo em conta as desvantagens, os pais devem ser cuidadosos e preocupados em estar informados dos riscos que correm os seus filhos se não tiver a sua supervisão ativa e constante.
Algumas ideias para os pais
Converse com seu filho sobre as experiências dele. Incentive o seu filho a conversar consigo caso o encontre em algum site e sinta que algo o posso fazer sentir-se ansioso, desconfortável ou ameaçado. Permaneça calmo e lembre ao seu filho de que não haverá problemas se quiser contar o que se passa. Demonstre que você estará com ele para ajudá-lo a resolver a situação de uma forma positiva.
Estabeleça as regras de utilização da internet em casa. Assim que o seu filho começar a usar a Internet sozinho, é uma boa ideia criar uma lista de regras para a utilização da Internet. Essas regras devem estabelecer como e