Processos de conotação e denotação no anuncio da Boticario Conto de Fadas
Na opinião de Barthes o mundo está divido nesses dois elementos e a comunicação publicitaria dentre outras mostra isso.
Como processo conotativo temos a representação de personagens de princesas infantis, não qual só quem conhece a história saberá identifica-las e perceber que a princesas então sendo representadas de formas mais modernas, através disse já não temos mais aquele ar de inocência e fragilidade. Agora vemos mulheres com olhares penetrantes e sensuais.
Nas duas primeiras imagens vemos a predominância da cor vermelha, que é a cor do amor e da paixão, já no terceiro podemos ver a predominância do rosa que tem quase a mesma significância do vermelho.
O jeito que as modelos se comportam nas poses demonstram uma mulher mais moderna, nota-se que estão bem maquiadas e com sobrancelhas, peles e cabelos bem feitos e com grandes decotes.
Como processo de denotação temos a maçã, quem tem o real sentido da maça, porém temos nela também um processo de conotação pelo sentido que ele representa por ser considerada o fruto proibido. O salto da cinderela possui também o real sentido do salto, e o sentido de vários pretendentes que só pode ser identificado por quem conhece a história.
Plano de conteúdo e plano de expressão
Como planos de conteúdos foram utilizado textos, demonstrando a força que a mulher pode ter ao ter uma pele bem cuidada, dando um ar de dominadora, deixando de ser o sexo frágil e explorando o lado sedutor da mulher bem cuidada.
O plano de expressão é utilizado através da fotos da mulheres vestidas de princesa, mas sem aquele ar de contos de fadas, e sim com maquiagens de mulheres experientes e sedutoras, com peles bem cuidadas, demonstrando que assim quem está no controle são elas.