o senhor feudal
Na formação de mudas do cajueiro, vários métodos de propagação vegetativa podem ser empregados. Entretanto, por apresentarem maior viabilidade técnica e econômica, somente dois são os mais utilizados: a enxertia por borbulhia em placa e a enxertia por garfagem lateral.
As etapas da enxertia por garfagem lateral são: abertura de uma incisão oblíqua no porta-enxerto; introdução do garfo na fenda; fixação das partes com fita plástica transparente de polietileno ou polivinil; cobrir o garfo com saco plástico transparente; e decapitar a gema apical para facilitar o pegamento do enxerto.
O tempo consumido do plantio da semente até as mudas ficarem prontas para serem levadas ao campo é de aproximadamente 110 a 120 dias.
A enxertia por borbulhia em placa exige mais de habilidade manual do enxertador, pois a placa deve ser retirada com um só corte, para que não haja irregularidade no tecido.
As etapas que devem ser seguidas são: corte para retirada da placa, retirada da borbulha do ramo produtivo e enxertia imediata para que a gema não sofra desidratação, tendo-se o cuidado de não tocar na parte do corte para não ocorrer contaminação; justaposição, alinhamento e amarrio da borbulha com fita transparente; proteção do enxerto com uma folha retirada do próprio porta enxerto; e decapitação da gema apical para facilitar o pegamento do enxerto.
Aos 45 dias após a enxertia, retira-se a fita do amarrio e procede-se a decapitação final do porta enxerto com um corte a 2 cm acima do ponto de enxerto. Com mais 15 a 20 dias, a muda estará pronta para o plantio definitivo.
PLANTIO E ADUBAÇÃO O solo deve ser preparado por meio da aração e gradagem. Simultaneamente deverá ser realizada a calagem objetivando elevar a saturação por bases a 70%, com calcário dolomítico. O gesso agrícola só deve ser