Brasil 1945 à 1960
Constituição de 1946
Com a eleição de um Congresso Constituinte e sob influência direta do liberalismo político e das democracias europeias e americana após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil elaborou um texto constitucional bastante avançado que, entre outras, apresentava as seguintes características: - Preservação do regime republicano, federativo e presidencialista. - Mandato presidencial de cinco anos. - Autonomia para estados e municípios. - Existência de três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. - Voto secreto e universal para maiores de 18 anos, com exceção de analfabetos, soldados e cabos. - Direito de greve. - Direito de liberdade de reunião, de pensamento e de expressão.
O governo Dutra foi marcado pela contradição, pois apesar da Constituição liberal, o presidente era conservador e não aceitava as reivindicações trabalhistas e durante seu governo não houve um só aumento do salário mínimo, além disso, em plena Guerra Fria, para deixar claro seu alinhamento com os Estados Unidos, colocou o Partido Comunista Brasileiro fora da lei, desrespeitando frontalmente a Constituição.
Embora tenha sido eleito com o apoio de partidos chamados de nacionalistas (PSD e PTB), Dutra optou por uma política de não-intervenção do Estado na economia, estreitando relações com os Estados Unidos, facilitando as importações de produtos estrangeiros, notadamente, norte-americanos, o que diminuiu drasticamente as reservas cambiais acumuladas durante a Segunda Guerra Mundial.
-Em 1947 recebeu o presidente Harry Truman no Rio de Janeiro e foi o primeiro presidente brasileiro a fazer uma visita oficial aos Estados Unidos (1950).
- Implantou o Plano Salte (SAÚDE, Alimentação, Transporte e Energia), mas pouca coisa do que