Comparação entre as plataformas J2EE e .NET
Anderson Santos Barroso
R. Álvaro G. Araújo, 61
Jardim Mar Azul - Farolândia
(79) 2431747, Brasil asb100@bol.com.br Emerson Brito Dantas
Rua Flodoardo R. Dórea, 116
Conj. Sol Nascente – Aracaju-SE
(79)2471124 , Brasil emerson_brito@unit.br Kleber Henrique de J. Prado
R. Euclides Paes Mendonça,1146
B. Salgado Filho –t Aracaju -SE
(79)2466255, Brasil
Kleber_henrique@unit.br
1. INTRODUÇÃO
Historicamente falando, o desenvolvimento de aplicações tem se mostrado uma tarefa bastante desafiadora e grande parte dos esforços da ciência da computação destinou-se a resolver problemas encontrados nesta área. Diante do extraordinário avanço tecnológico muita coisa mudou, desde o tempo em que a programação era feita exclusivamente em linguagem de máquina, em que o acesso a informações necessárias era centralizado, até os dias atuais onde diversas empresas trocam informações com suas filiais ou empresas afins.
Nos dias atuais, com a crescente utilização da Internet como uma grande ferramenta para realizações de transações comerciais para as empresas, viu-se a importância de se construir uma nova arquitetura que atendesse os requisitos dos sistemas de informação para Web. Foi então que surgiu a arquitetura multicamada, onde a mesma supri algumas necessidades que antes as outras arquiteturas não suportavam, como: integração com sistemas legados, regras de negócio mais complexas, Robustez, alta disponibilidade, segurança, confiabilidade, e escalabilidade.
Na arquitetura multicamadas os componentes de software são divididos em camadas, tipicamente tendo-se três camadas denominadas: Camada Cliente (responsável pela interface com o cliente), Camada de Regra de Negócio (executa a lógica das transações) e a camada de Dados (realiza a persistência e gerência dos dados).
Atualmente, existe duas grandes plataformas que disputam este novo mundo econômico. De um lado a plataforma J2EE (Java 2 Enterprise Edition) da Sun