Segurança Laboratorios Quimicos
A segurança é uma responsabilidade coletiva que requer a cooperação de todos os indivíduos do laboratório.
Os acidentes resultam normalmente de uma atitude indiferente dos utilizadores, ausência de senso comum ou falha no cumprimento das instruções a seguir.
Antes de qualquer trabalho laboratorial o operador deve estar informado sobre os riscos dos produtos químicos a utilizar, bem como conhecer as precauções de segurança e os procedimentos de emergência a ter em caso de acidente, para se proteger dos possíveis riscos.
Os riscos envolvidos na utilização do equipamento e no seu manuseamento.
Saber como actuar para se proteger a si e aos outros desses riscos.
Todos os trabalhadores do laboratório devem:
a) Seguir cuidadosamente as instruções de segurança e emergência fornecidas.
b) Conhecer perfeitamente a localização e funcionamento de todo o equipamento de emergência localizado no seu local de trabalho, nomeadamente Extintores, Bocas de Incêndio e baldes de areia, detecção de incêndio, fontes lava-olhos, chuveiros de emergência e telefones (números de emergência) da portaria, bombeiros e centro de venenos. c) Ter conhecimento do Plano de Emergência Interno e ser periodicamente testado; Afixar Plantas de Emergência com instruções especiais para laboratórios. c
Planta de emergência
2 - PROTECÇÃO PESSOAL
2.1 - PROTECÇÃO DOS OLHOS
Chuveiro e Lava-olhos
Pormenor do Lava-olhos
Óculos de Segurança - As lentes de contacto são proibidas no laboratório porque podem facilitar o contacto da córnea com corpos estranhos provocando a sua lesão, serem difícil de remover no caso de salpicos. As lentes acrílicas representam um perigo adicional porque podem absorver e reter vapores químicos.
- Ecrã de protecção – Quando for caso disso.
2.2 - PROTECÇÃO DO CORPO
- Bata - Protecção contra salpicos; deve ser fácil de remover em caso de acidente; devem evitar-se os tecidos que ardam facilmente ou que façam uma massa quando fundidos.