Segurança do Trabalho
A Segurança do Trabalho atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais.
Nos locais de trabalho existem inúmeras situações de risco passíveis de provocar acidentes do trabalho. Logo, a análise de fatores de risco em todas as tarefas e nas operações do processo é fundamental para a prevenção.
O que faz o profissional de Segurança do Trabalho
Inspeciona locais, instalações e equipamentos dentro da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores e riscos de acidentes; estabelece normas e dispositivos de segurança.
Investiga acidentes ocorridos, examinando as condições da ocorrência, para identificar suas causas e propor as providencias cabíveis.
Registra irregularidades ocorridas, anotando em formulários e elaborando estatísticas de acidentes, para obter subsídios destinados à melhoria das medias de segurança.
Atribuições
Ministrar Treinamentos de Segurança do Trabalho;
Elaborar Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT;
Especificar Equipamentos de Proteção Individual e/ou Coletiva; EPI’s / EPC’s;
Avaliar os processos de concessão de adicionais de insalubridade, periculosidade e outros adicionais a que o servidor estiver exposto, conforme a legislação vigente.
A MAIOR DIFICULDADE DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Convencer o empregador a investir em prevenção. Se a direção da empresa não estiver vestindo a camisa da segurança do trabalho. Se não investe financeiramente, dando apoio, e acompanhando as chances de sucesso serão mínimas.
Colocar na cabeça do funcionário que ele é o maior responsável pela sua segurança no ambiente de trabalho é um grande desafio. Quando a empresa permite que o Técnico de Segurança ministre palestras e DDS com regularidade os problemas de conscientização são minimizados. É importante frisar que a conscientização dos funcionários é uma atribuição básica do profissional. E que é um processo contínuo.
Qual a importância da