teorias do estado e organização
Se a politica tem uma logica em grande parte ela foi aprendida e revelada por Maquiavel. A obra de Maquiavel busca ensinar não só a conquistar, mas também a manter o Estado estável.
Para ele, deve haver um poder central soberano(Estado) que se exerce com exclusividade e plenitude sobre as questões internas externa de uma coletividade. Sua única finalidade é a sua própria grandeza e prosperidade.
Contratualistas
Concepções gerais: Os trabalhos desses autores entrelaçam se constituindo as bases do estado, justificando e explicando como se deu a criação e formalização do Estado de direito social. O ponto inicial de partida desses autores é a existência de que os indivíduos viviam em um estado de natureza onde são iguais e vivem livremente, porém em contextos diferentes dos autores esses indivíduos saem desse estado de natureza e quando isso acontece se faz necessária a presença de um contrato social, como maneira de justificar um Estado na fase de desenvolvimento da sociedade para se chegar ao ultimo grau de desenvolvimento que é a sociedade politica. Esse contrato deve instituir um poder suficientemente forte para manter a paz.
Formas de governo :é o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade. As três formas de governo são:
- Monarquia (o chefe de Estado se mantém no cargo até à sua morte ou à sua abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governo recebe o nome de monarca, normalmente com o título de Rei ou Rainha e pode também muitas vezes ser o chefe do governo.)
-República (um governo na qual o chefe do Estado é eleito pelo povo ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. A eleição do chefe de Estado, é normalmente realizada através do voto popular, ou seja, é a designação do regime que se opõe à monarquia.) e
-Anarquia ( é um sistema político que defende a anarquia, que busca o fim do