Segurança do trabalho na atividade rural - produção do café
TÉCNICO SUBSEQUENTE DE SEGURANÇA DO TRABALHO
MATHEUS MORAIS MATIAS
RENAN VAGO
Segurança do Trabalho na Colheita de Café
Colatina
2012
MATHEUS MORAIS MATIAS
RENAM VAGO
Segurança do Trabalho na Colheita de Café
Trabalho apresentado à disciplina Segurança do Trabalho na Atividade Rural do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para avaliação.
Prof. Marco Antônio
Colatina
2012
INTRODUÇÃO
De acordo com a história do Brasil, a cultura do café teve grande influência na colonização e desenvolvimento do País, assumindo hoje um importante papel econômico e social. Atualmente, o Brasil ocupa a posição de maior produtor e exportador no mercado internacional, sendo responsável por 30% do mercado internacional de café, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. É também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos.
O CAFÉ E SUAS ORIGENS
Arbusto da família das Rubináceas, gênero coffea, do qual há várias espécies e variedades.
Do ponto de vista econômico, as espécies mais importantes são a coffea arábica, vinda do planalto da Etiópia e a coffea robusta, vinda da Abissínia (Etiópia), no norte da África, exatamente da região de Kafka, de onde vem o nome.
Da coffea arábica vêm as principais variedades cultivadas na América Central e do sul.O café é a semente do cafeeiro, arbusto de tronco delgado, chegando a alcançar cinco ou seis metros de altura. As flores perfumadas, brancas como neve, se destacam no verde brilhante das folhagens. Os frutinhos surgem ao cair das pétalas e são verdes no início. Em seguida vão crescendo e à medida que crescem, toma coloração amarela, vermelha, bem viva e posteriormente, vermelha escura. É parecida a cerejas, na cor e na forma.
Aproveitado por estes povos africanos a muitos séculos na confecção de bebidas.Da África seu uso passou aos persas,destes aos árabes que o divulgaram a