Segurança do trabalho hotelaria
FACULDADE DE TECNOLOGIA - FATEC
São Paulo
2013
1. INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho é demonstrar e descrever as atividades laborais da indústria hoteleira, fundamentado num exemplo fictícios de uma pousada tendo em vista em apresentar os riscos e boas práticas de prevenção.
As pousadas são estabelecimentos comerciais de hospedagem. A pousada costuma não ter parâmetros predefinidos de classificação, situa-se em edificações de valor histórico, ou em construções novas, com um estilo próprio na decoração interna, de acordo com o paisagismo do entorno e que oferece serviços com atendimento personalizado e cozinha regional ou internacional refinada.
Dentre os segmentos do turismo destaca-se o de negócios e de lazer como principais indutores da expansão da hotelaria. Somam-se também, as leis de regulamentação, o leque e a qualidade de serviços oferecidos que também evoluíram para atender ao mercado cada dia mais exigente. Apesar de certa uniformidade em relação aos princípios básicos, cada meio de hospedagem tem suas próprias características de acordo com o padrão de serviço, políticas, mercado visado, localização geográfica entre outros, porém em todos eles existe uma coisa bem singular que é a íntima relação entre os hóspedes, funcionários e instalações.
De acordo com Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), empresa hoteleira consiste numa organização, que mediante o pagamento recebe clientes de forma indiscriminada, tendo ainda, no exercício de suas atividades, objetivos sociais. O empreendimento hoteleiro deve ter condições mínimas para receber hóspedes, dentre elas:
· Oferecer alojamento para uso temporário;
· Possuir espaço para guardar bagagem;
· Ser licenciado pelas autoridades competentes;
· Promover a manutenção, limpeza e arrumação das áreas e equipamentos de uso do hóspede;
· Manter os padrões previstos no Regulamento dos Meios de Hospedagem