A rede urbana do rio de janeiro
Cerca de um ano depois, numa expedição de Gonçalo Coelho ao Rio de Janeiro, alguns de seus tripulantes foram os primeiros a desembarcar no local que é hoje conhecido como a Praia do Flamengo. Situaram-se próximos a foz do rio, hoje conhecido como rio Carioca e construíram a primeira feitoria do Rio de Janeiro. Baía de Guanabara, Rio de Janeiro.
E assim vai seguir a ocupação do território da Guanabara.
Aliás, a própria condição de baía foi fundamental para o desembarque do europeu no mar de águas calmas da cidade tupinambá. Sem essa condição primordial a província do Rio de Janeiro nunca chegaria a ter a importância fundamental que teve na história do Brasil. Foz do Rio Carioca Em 1530, nova expedição portuguesa ao Rio de Janeiro foi comandada por Martins de Souza, que desembarcou na foz do rio Carioca.
Acomodação dos estrangeiros navegantes nas águas do Rio de Janeiro.
Porém, esta área de posição estratégica privilegiada na defesa da cidade contra as invasões, sofria por falta de água e de condições higiênicas de vida e de saúde. Em 1646 o pedreiro André Tavares foi contratado para construir um cano levando as águas da lagoa de Santo Antônio até a Praça XV. Mapa do Rio Carioca
Mas essa medida não foi de todo suficiente para abastecer com água os padres e marinheiros que aportavam, cada vez mais frequentes, na Baía de Guanabara.
A construção do aqueduto que trazia água desde a nascente do rio Carioca passando por cima do morro do Desterro e descendo sobre os Arcos da Lapa até desaguar