teoria do espaco urbano
DATA - 02 DE MARÇO DE 2015
ALUNO - LUCAS OLIVEIRA DIAS
PROFª - VERONICA FERRAZ
TEORIA DO ESPAÇO URBANO II, V SEMESTRE, NOTURNO
ATIVIDADE AVALIATIVA
01 - A Rede Urbana é o conjunto articulado de cidades e grandes centros urbanos, que se integram por meio de fluxos de serviços, mercadorias, capitais, informações e recursos humanos. Essa rede estrutura-se por meio de uma hierarquia, em que as cidades menores costumam ser relativamente dependentes das cidades maiores e economicamente mais desenvolvidas.
02 - São trê, os fatores fundamentais para o estabelecimento de uma rede urbana: Porção do espaço, uma economia de mercado, com transações comerciais envolvendo a comercialização de bens produzidos localmente e externamente. Essa atividade requer certa divisão territorial do trabalho. Em segundo lugar, é necessário que haja, nesse mesmo espaço, pontos fixos onde as transações sejam realizadas, temporariamente ou permanentemente. Por fim é necessário haver uma interação espacial entre esses pontos fixos. Essas interações espaciais referem-se ao amplo conjunto de deslocamento ou fluidez de pessoas, mercadorias, idéias, valores etc.
03 - A rede urbana pode sofrer mudanças significativas promovidas pela sociedade em seu constante e inacabado processo de transformações sociais. Dessa forma, recorremos à análise da rede urbana durante o período colonial para compreendermos as transformações que culminaram com as características atuais mais aparentes.
04 - De modo geral, Santos comenta que foi somente a partir do século XVIII que a urbanização se desenvolveu no Brasil. Entretanto, “foi necessário ainda mais de um século para que a “urbanização atingisse sua maturidade, no século XIX, e ainda mais um século para adquirir as características com as quais a conhecemos hoje.” O fortalecimento do denominado “movimento de urbanização” verificou-se a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, especialmente em função do aumento