Modelo de Lugares Centrais:Casio de Mocambique
Estudantes: Calisto da Paz
Lor Mussagy
Carlos Mujovo
Berlmiro Soares
Germias Raso
Dionisio Mugabe
Introdução
Os lugares centrais sugeridos pelo Walter Christaller,
surgem no contexto das teorias de localização baseando-se em princípios que determinam a distribuição e priorização dos espaços urbanos e o dinamismo, em função da própria distribuição da população e da oferta de bens e serviços à mesma.
Conti.
Interessa a este trabalho fazer uma análise da hierarquização das cidades, a qual varia em função do tipo de serviço oferecido e do grau de importância económica das
mesmas,
tendo
em
conta
a
concentração da população, influenciada pela existência de alguns serviços e de actividades económicas,
(Comércio e Indústria).
Objectivos
Geral
Analisar a teoria do modelo de Lugares Centrais de
Walter Christaller.
Específicos
Apresentar o historial da teoria de lugares centrais;
Explicar o modelo de localização de lugares centrais;
Avaliar a aplicabilidade do modelo na realidade
Moçambicana.
Metodologia
No acto da realização do trabalho usou-se a metodologia de pesquisa Bibliográfica de obras e artigos através da internet, que abordam a teoria de localização sobre lugares centrais.
O trabalho compreendeu várias etapas dentre elas: leituras, análise e interpretação de modelo, bem como a sua aplicabilidade no contexto Moçambicano.
Durante o processo de leitura e análise de obras que abordam a teoria de localização de Lugares Centrais, fez-se uma selecção de conteúdo necessário para a compilação do trabalho.
Enquadramento Teórico
Conurbação pode ser entendida como a fusão de duas ou mais áreas urbanas em uma única, fisicamente interligadas de forma contínua, e em que os limites entre as cidades não são bem definidos, e não estão inteligíveis para os habitantes e
usuários do espaço, (BENTES, 2008).
De acordo com Harvey (1972), apud CORRÊA,