Segurança do trabalho - ginastica laboral
O exercício pode ser entendido como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador
O trabalho contínuo em uma mesma atividade pode causar alguns problemas à saúde de qualquer trabalhador. Todas as atividades tem suas particularidades, e cada uma precisa e merece seus cuidados. O que acontece atualmente, principalmente devido à exigência do mercado de trabalho por produtividade, é que os trabalhadores empenham-se em serem bons profissionais e se esquecem de cuidar da saúde física e mental.
Ficar horas e horas sentado ou em pé no trabalho sem fazer nenhum tipo de alongamento pode acarretar em sérios problemas de saúde. Por isso, algumas empresas que prezam a saúde do colaborador oferecem a ginástica laboral, que é realizada em um curto espaço de tempo durante o horário do expediente.
Esta atividade deve ser acompanhada e orientada por um profissional da saúde física (um educador físico), para que obtenham-se os resultados esperados.
A ginástica laboral tem o objetivo de manter a saúde e melhorar o desempenho profissional dos funcionários de um determinado local de trabalho através de exercícios. O exercício pode ser entendido como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, focando a redução e prevenção de problemas ocupacionais, por meio de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho. Vários benefícios podem ser obtidos com a prática da ginástica laboral, como a reeducação postural, alívio do estresse, diminuição do sedentarismo, aumento do ânimo para o trabalho, sem contar que melhora o desempenho profissional, prevenindo o colaborador de doenças e lesões por traumas cumulativos. Os profissionais que aplicam a ginástica laboral devem saber qual é a maneira correta de realizar as atividades diárias e acompanhar a realização de exercícios específicos para alongar e fortalecer determinados