Fisioterapia
Volume corrente (Vc): Volume de ar inspirado e expirado espontaneamente num ciclo ventilatório. Este valor ronda, em indivíduos normais os 500 ml de ar e tem como função suprir as necessidades metabólicas do indivíduo.
Volume de reserva inspiratório (VRi): Volume máximo de ar que pode ser inspirado, atingindo valores de aproximadamente 3100 ml de ar.
Volume de reserva expiratório (VRe): Volume máximo de ar que pode ser expirado, atingindo valores de aproximadamente 1200 ml de ar.
Volume residual (Vr): Volume que permanece no pulmão após uma expiração máxima, tendo valores de aproximadamente 1200 ml de ar.
Capacidade vital (Cv): Representa a maior quantidade de ar possível ventilada. Engloba a soma entre o Vc, o VRi e o VRe
Capacidade inspiratória (Ci): Representa a quantidade máxima de ar inspirada. Engloba a soma entre o Vc e o VRi
Capacidade residual funcional (Crf): Representa a quantidade de ar que permanece no pulmão após uma expiração a volume corrente. Engloba a soma entre o VRe e o Vr e atinge valores de aproximadamente 2400 ml de ar.
Capacidade pulmonar total (Cpt): Representa a maior quantidade possível de ar contida dentro dos pulmões após uma inspiração forçada. Engloba a soma de todos os volumes pulmonares e ronda os 6000 ml de ar. (Barreto, Sérgio S. Menna, pp. 83-88; Scanlan, Wilkins e Stoller, 2000, pp. 206, 389)