relatório laboratori 2
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
DISCIPLINA: FÍSICA APLICADA
TURMA: G2
PROFESSOR: ELIOMÁCIO RABELO
Prática nº 05: Movimento Referencial Uniforme
Acadêmicos: Ramon Rocha Santiago Leite Bruno de Lima Viana
Limoeiro do Norte – CE
19 de Setembro de 2010
I – Introdução e Contexto
O movimento circunferencial uniforme tem a velocidade tangencial constante. Daí a palavra uniforme. Como a velocidade tem a cada instante uma direção diferente, que é a reta suporte, existe uma aceleração que é responsável por esta variação. O nome é aceleração centrípeta ou normal ou radial. A velocidade tangencial é medida em m/s e a sua formula é V = 2πRf , onde f é a freqüência e R o raio da curvatura. Quanto maior o raio maior a velocidade linear.
II – Objetivos Gerais
Através de observações e medições o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar o MCU como um movimento periódico
- Identificar e determinar:
- o período T de um MCU – a freqüência f de um MCU – a velocidade tangencial vt – a velocidade angular w – o raio R da trajetória – a aceleração centrípeta ac – a fase inicial j de um ponto qualquer em MCU.
III – Materiais Utilizados - Uma fonte CC regulável. - um aparelho rotativo Canquerini, composto por: um conjunto redutor RHR com disco de 250mm, um tripé com três sapatas niveladoras com amortecedores. - Um cronômetro ou relógio de pulso.
IV – Fundamentação Teórica
Dizemos que um movimento é periódico quando sua posição se repete em intervalos de tempos iguais com a mesma velocidade e a mesma aceleração. Como velocidade e aceleração são grandezas vetoriais, devemos lembrar que duas grandezas vetoriais são iguais quando possuem mesmo módulo, mesma direção e o mesmo sentido. O movimento periódico é também chamado de movimento harmônico, devido o mesmo ser expresso pôr funções senoidais e cossenoidais que em matemática são denominadas “harmônicas”. Período (T) é o menor