Segurança da Informática
Esta pesquisa é um estudo de caso que trata de problemas relacionados ao mundo da segurança em redes de computadores. Nele, podem-se encontrar discussões sobre os mais importantes temas que englobam o assunto. A questão sobre os fundamentos da segurança intra-rede, os invasores e suas motivações, os objetivos da segurança de rede e dos sistemas, as vulnerabilidades a que um sistema pode estar submetido, os conceitos de vulnerabilidade, as diferenças entre ameaças e vulnerabilidade do sistema, os paradigmas de segurança em sistemas operacionais de uso corrente, itens específicos da linguagem da programação, diagnóstico de segurança do ambiente computacional, ferramentas de pesquisa a vulnerabilidades e por último o estudo de caso no qual é demonstrado que foram encontradas falhas no sistema de segurança da empresa testada como, por exemplo, a presença de um antivírus não atualizado e proposição de possíveis soluções para esse problema.
2. Aspectos Gerais.
Fundamentos: A segurança de redes tem como principal objetivo proteger as informações que nela trafegam no sentido de garantir a sua confidencialidade, a sua integridade e a sua disponibilidade.
A segurança da informação engloba aspectos de defesa de redes e de sistemas de forma abrangente contra invasores de qualquer natureza. Ela envolve aspectos tecnológicos, humanos, processuais, legislativos, além dos aspectos de negócios.
Invasores e motivação: Trata-se do assunto “Hacker”, por sua vez é uma gíria utilizada para designar uma pessoa ou usuário de computadores que é hábil e entusiasta na área da computação o. A mesma forma pode também ser utilizada para designar usuários de computadores que invadem sistemas de computadores e ilicitamente usam ou mudam informações do sistema computacional.
Não são apenas os “hackers” que causam problemas de segurança em sistemas. Os usuários, autorizados ou não, mesmo sem intenções malévolas, também podem causar danos ou negar serviços de redes,