seguranca informatica
Segurança Hospitalar
Filipe Oliveira - 6567
Paulo Pereira - 7808
Janeiro de 2014
Afirmo por minha honra que não recebi qualquer apoio não autorizado na realização deste trabalho prático. Afirmo igualmente que não copiei qualquer material de livro, artigo, documento web ou de qualquer outra fonte exceto onde a origem estiver expressamente citada.
Filipe Oliveira - 6567
Paulo Pereira - 7808
Índice
Lista de Tabelas
Lista de Figuras
Glossário RIS
SNS
ACSS
HSMM
DoS
VOIP
SI
ISP
IP
PT
Rede de Informação de Saúde
Serviço Nacional de Saúde
Administração Central do Sistema de Saúde
Hospital Santa Maria Maior
Denial of Service
Voic Over Internet Protocol
Sistema de Informação
Internet Service Protocol
Internet Protocol
Portugal Telecom
1. Resumo
Este documento consiste num plano de segurança informática criado para a unidade curricular Criptografia e Segurança Informática, leccionada pelo docente Paulo Teixeira.
Decidimos então criar um plano de segurança informática para uma escola secundária. Neste caso a título de exemplo, a Escola Secundária de Barcelos.
Uma vez que não tivemos acesso a informações sobre o funcionamento real desta instituição, alguma da informação que vamos abordar será fictícia e especulativa.
2. Introdução
A evolução e aparecimento de novas tecnologias têm facilitado em muito as tarefas desempenhadas pelas instituições de ensino. Equipamentos electrónicos, redes informáticas de comunicação, toda a informação em formato digital, tudo isto é vital para o bom funcionamento de uma instituição de ensino nos dias de hoje. Mas para isto deve existir um planeamento que aborde a segurança da informação e equipamentos.
Ao longo deste documento vamos abordar como esta segurança deve ser feita, este documento vai ser um modelo a seguir para o bom