Segunda Guerra Mundial - Resumão
Walbert – História 08/08/13
Gabriel de Freitas 3002
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Vários fatores influenciaram o início deste conflito. Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Dois países de uma aliança que será formada estavam, naquele momento, passando por uma grave crise e uma das soluções tomadas por seus governos foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos.
Na Alemanha, o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra.
Na Itália, o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou um “representante” da Itália, com poderes sem limites.
Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise e uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos.
Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios e ilhas vizinhas.
O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. Onde a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. Assim, de acordo com a política de alianças militares, formaram-se dois grupos:
Aliados (Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos).
Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
1ª FASE - “Guerra Relâmpago” devido a uma série de ataques rápidos e simultâneos através de canhões de longo alcance, tanques blindados e pela Força Aérea Alemã.
O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou em Manchúria, enquanto a Itália