atividade estruturada
Compartilhamento, ainda que parcialmente, das mesmas motivações, das mesmas finalidades, das mesmas intenções, dos mesmos valores, dos mesmos sofrimentos, das mesmas historiais sociais, da mesma língua e da mesma cultura.
DATILOLOGIA
Soletração manual é uma representação manual da ortografia do português. Nela não se encontram as marcas morfológicas da gramática da LIBRAS. Dessa base, podemos concluir que não é sinal, mas expressão silábica.
DATILOLOGIA E EMPRÉSTIMO LINGUÍSTICO Cumpre a função de empréstimo linguístico, ou seja, introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios. Até que se crie , segundo a necessidade dos falantes, um sinal específico. Assim ocorre , por exemplo, da palavra inglesa software para o português.
DATILOLOGIA E OS PARÂMETROS DA LIBRAS
Parâmetros são unidades mínimas (fonemas) que constituem morfemas nas línguas de sinais. Unidades formacionais de sinais: CM, Locação da mão, Movimento, Orientação, Expressões faciais e corporais
CONCEITO DE CULTURA SURDA
Heidegger
Considera que uma fronteira não é o ponto onde algo termina, mas, como os gregos reconheceram, a fronteira é o ponto a partir do qual algo começa a se fazer presente. Não visualizamos a cultura surda como algo localizado, fechado, demarcado. Ao contrário, como algo híbrido, fronteiriço.
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS
É o discurso da etnia linguística, psicolinguística, psicossocial. Garantia do direito linguístico. A proposição de políticas linguísticas será eticamente efetiva se acompanhada de ações em torno do sujeito e da sociedade.
ARTEFATOS CULTURAIS DAS COMUNIDADES SURDAS
Família;
Literatura surda;
Vida social e esportiva;
Artes visuais,
Organização política;
Materiais com base na experiência visual;
Língua;
Valores sociais atribuídos aos fatos, situações, contextos,
Percepção e leitura de mundo, compartilhamento de sentimentos e valores
SURDO E DEFICIENTE AUDITIVO
Surdo: assume uma identidade surda, num