balanço patrimonial
Ensino Médio. Por qualificado, entenda-se: amplo, no sentido de abordar diversos problemas e movimentações financeiras, com variações; consistente, no sentido de estar matematicamente correto; adequado, no sentido de permitir que os alunos se apropriem de conceitos fundamentais, e saibam utilizá-los e adaptá-los quando necessário. Ressalta-se que não existe, no universo de livros analisados para essa dissertação, uma proposta que contemple simultaneamente esses três conceitos.
Esse material encontra-se destacado como apêndice, em versão que facilita reprodução e posterior aplicação com alunos, sendo a única exigência que se dê crédito para o autor. Ao longo do trabalho, em especial nos capítulos dedicados à explicação do método e à análise dos dados, encontram-se instruções para que a aplicação dessa proposta prescinda de orientações adicionais. A elaboração desse material também tem como objetivo suprir uma antiga reivindicação dos alunos em geral, que é o estudo de temas mais próximos ao cotidiano, e não necessariamente voltados para fins técnicos em profissões específicas. A inserção de Matemática Financeira como tópico relevante a ser estudado dispensa maiores explicações, especialmente em um país capitalista ocidental. Por fim, pretende-se também apresentar aos estudantes e professores aplicações para uma ferramenta com uma gama enorme de recursos, que é a planilha eletrônica. O método de trabalho proposto incentiva uma prática mais avançada com tal ferramenta, indo além da simples configuração de tabelas.
02) ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS Embora uma análise escola a escola seja inviável, é possível afirmar que o ensino de Matemática Financeira não tem feito parte do currículo do Ensino Médio atualmente, a partir de