Industrialização da china
RESUMÃO DA HISTÓRIA
A China é um país milenar, que foi governado por varias dinastias, isso teve fim no começo do século XX, quando surgiu um movimento nacionalista, não a favor da dinastia Manchu e a dominação estrangeira. Sob a liderança de Sun Yat essa revolução atingiu várias cidades do país, e pôs fim ao império, instaurando a republica em 1912. Foi organizado, então, o partido nacional chinês sob a liderança de Sun Yat-sem.
Apesar da proclamação da republica, o poder permaneceu fragmentado e o país continuou sofrendo com o caos político, econômico e social. Pequim controlava apenas uma parte do país e mantinha laços de dependência com as potências estrangeiras.
Nessa época surgiu uma iniciante industrialização, que com a ajuda de capitais estrangeiros se aproveitava da mão-de-obra barata e abundante. Porém com a invasão do Japão na década de 1930 e a guerra civil que durou de 1927 a 1949, esse processo de industrialização foi interrompido. Na primeira guerra mundial os japoneses com o apoio das potências ocidentais, ocupavam a região nordeste do território chinês.
As forças revolucionárias ganharam forças e, além de receberem influência da revolução Russa, essas ideias juntaram-se agora aos sentimentos nacionalista e anticolonial que fez surgir o partido comunista chinês em 1921, tendo como um dos fundadores Mao Tse-tung.
Em 1925, Sun Yat-sem morreu e o partido nacional chinês passou a ser controlado por Chiang Kai-schek. Depois de uma breve convivência pacifica, em 1927 iniciou uma guerra civil entre comunista e nacionalista. Depois de ocorrer a unificação do país em 1928, Chiang Kai-shet passou a liderar o governo nacional da china com mão de ferro. Em 1934, os japoneses depois da invasão na Manchúria, implantaram Manchwero, um país formalmente independente. Pu Yi era imperador desse reino Manchu. Na verdade ele era apenas um imperador fantoche, quem mandava de fato em Manchukuo eram os japoneses, que se beneficiavam de uma