Continente Africano, resumo
Matéria: Continente Africano
Grandes regiões do Sul (II): África e Oriente Médio: África: Aspectos Gerais:.
Continente onde se encontram as mais típicas condições de subdesenvolvimento.
Em 2010 possuía 55 países independentes e aproximadamente 1 bilhão de pessoas.
Próximo ao litoral africano há um grande número de ilhas que pertencem a países não africanos (principalmente europeus, devido à recente descolonização do continente africano).
No sul os países são menores, porem abrange a maior população e tem um menor desenvolvimento por estar abaixo dos desertos e a disputa de território só é maior devido as matérias-primas que na época da colonização era localizada as jazidas de diamantes.
Na África Branca, ou Islâmica, região norte da África, os países são mais extensos, entretanto há um maior desenvolvimento mesmo que seu território seja desértico, e esse maior interesse da se pelo fato da proximidade com a Europa e a ligação com o litoral.
Malha viária (estradas) exportadora, ou seja, são concentradas no litoral.
A África do Sul é a região mais industrializada e assim é a potência econômica africana.
Aspectos fisiológicos:.
O continente é cortado pela linha do Equador em sua parte central, e apresenta temperatura e pluviosidade altas na região central; conforme aumentam as latitudes norte e sul, esses valores diminuem.
Dois imensos desertos: ambos localizados em latitudes próximas aos trópicos: de Câncer: Saara de Capricórnio: Kalahari
Os dois desertos existem por causa das correntes marítimas frias. Elas têm menor evaporação, logo menor humidade, o que proporciona a formação dos desertos.
O avanço do deserto do Saara ocorre devido ao desmatamento nas regiões vizinhas (leva a desertificação, que é o caso do Sahel, - que é uma área subsaariana, de clima tórrido e desértico, é uma das regiões mais pobres do planeta castigadas por frequentes secas, enfermidades e fome - e também leva ao empobrecimento do solo por causas