Segredos de Negociação
NEGOCIAÇÃO
QUE VENDEM
MÁRCIO MIRANDA
Por que negociação?
Negociar faz parte da vida!
Podemos dizer que é uma condição inata de sobrevivência do ser humano.
O que seria o choro de uma criança senão uma técnica de negociação?
Quando você era criança e desejava alguma coisa, o que fazia quando não era atendido? Apelava para a tática do “choro”, está lembrado?
Nessa época quase sempre dava certo!
Mas a tática do choro foi deixando de surtir efeito. Seus pais ensinaram que o fato de chorar quando algo não dá certo passa a ser uma demonstração de fraqueza. Era preciso substituí-la por outras mais inteligentes e condizentes com sua idade e posição.
À medida que você foi crescendo, a necessidade de negociar tomou um vulto mais abrangente e complicado. A todo instante precisava negociar com os pais, irmãos, amigos, professores, vendedores, namoradas, esposas e filhos.
Segredos de Negociação que vendem – Márcio Miranda - Workshop
2
A partir de um determinado momento começou a perceber que todo desejo era seguido de uma negociação. O instinto de sobrevivência falava cada vez mais alto. Você sentia necessidade de vencer, pelo menos, alguns “duelos” para se sentir forte e realizado.
Percebeu, então, que precisava ficar
esperto e ampliar seus conhecimentos. De forma inconsciente, você intuiu que devia aprender novas técnicas de negociação.
Até que um dia você conseguiu o seu primeiro emprego.
A partir desse momento a negociação continuou presente na sua vida, mas com outra particularidade.
Você entendeu que precisava se utilizar da negociação para obter resultados concretos para a empresa que pagava seu salário.
A necessidade de sobrevivência continuava presente, agora com
outra conotação. A manutenção do cargo e o bem-estar da família estavam vinculados ao fechamento de negócios rentáveis. Você passou a ser considerado um negociador.
É exatamente isso que você é ― um negociador profissional. e médicos,