Resumo
GOIANIA - 2013
1. RESUMO Na aula pratica determinara acidez livre do adubo, que por ser tóxica as plantas, o controle da acidez e feita durante a produção do adubo, assim reduzindo a acidez. A titulação ácido base com hidróxido de sódio em uma amostra de extrato é considerada acidez livre em adubo.
A partir disso o ponto final da titulação ocorre quando é determinado pela mudança de cor do indicador de amarelo para verde azulado.
2. INTRODUÇÃO O adubo super-simples é produzido a partir de uma rocha fosfática que, em geral, contem o sal Ca3(PO4) fosfato de cálcio, que é insolúvel e não assimilável pela planta. Razão pela qual sofre um ataque acido (H2SO4) para a obtenção do fosfato monoácido de cálcio Ca(H2PO4)2, cujo composto é solúvel. A acidez em excesso e toxica para as plantasse por esse motivo o controle da acidez é extremamente importante.
A acidez livre em adubo é feita através da titulação de uma alíquota de extrato solúvel em agua, expressa em termos de fosfato (P2O5) ou acido sulfúrico (H2SO4).
MATERIAIS E MÉTODOS:
Aparelhagem:
-Béquer
-Balão volumétrico
-Erlenmeyer
-Bureta
- Pisseta - Pipeta volumétrica e graduada
Substâncias:
Agua destilada (H2O)
Biftalato de potássio
Fenolftaleína
NaOH
Solução verde de bromocremol
Procedimentos:
1 - Preparo da Amostra para Análise (Extrato Solúvel) : Triturar e homogeneizar uma determinada quantidade de adubo. Pesar 10 g e transferir quantitativamente, para um balão volumétrico de 500 mL. Completar o volume do balão com água destilada e posteriormente, transferir para um béquer de 600mL. Agitar durante 5 minutos, usando um agitador magnético. Filtrar a vácuo para a separação completa de toda parte solúvel do adubo.
2 - Para a padronização da solução de NaOH : utilizar o