Segrança do trabalho
É o conjunto de medidas de são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças Ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
Por lei é exigido que as empresas tenham uma equipe de segurança do trabalho para a Empresa se organizar, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos melhorando as relações humanas no trabalho.
O quadro de segurança do trabalho de uma empresa é composto de técnico de segurança do trabalho , engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho e enfermeiro do trabalho. Esses profissionais formam os chamados de (SESMT) serviço Especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho.
Os empregados da empresa constituem a CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes) tem o objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho com a prevenção da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Os profissionais de segurança do trabalho tem uma área de atuação bastante ampla, eles atuam onde houver trabalhadores em geral em fabricas de alimentos, construção Civil, hospitais empresas comerciais e industriais grandes empesas estatais, mineradoras e extração, também pode atuar em área rural em empresas agro-industriais.
O profissional de segurança de trabalho atua conforme a sua formação, quer seja o medico, o enfermeiro, o técnico ou o engenheiro.
O engenheiro e o técnico atuam em empresas organizando programas de prevenção de acidentes, orientando a CIPA dos trabalhadores quanto ao uso de equipamento de proteção individual elaborando planos de prevenção de risco ambientais, fazendo a inspeção de segurando, laudos técnicos e ainda organizando e dando palestras de treinamento, muitas vezes esses profissionais também é responsável pela implantação do programa de meio ambiente e ecologia na empresa.
O medico e o enfermeiro dedicam-se a parte da saúde ocupacional, prevenindo doenças fazendo consultas, tratando ferimentos, ministrando