acidentes nucleares
1. Chernobyl
Ocorreu no dia 26 de abril de 1986 na Ucrânia. Acredita-se que durante um teste de segrança o reator número 4 explodiu, deixando mais de 25 mil mortos, a evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas. O acidente recebeu a classificação de nível máxima, 7. O combustível nuclear queimou durante 10 dias, jogando na atmosfera radionuclídeos.
2. Three Mile Island
Aconteceu no estado da Pensilvânia nos Estados Unidos. Foi causado por uma falha humana (já que as pessoas que lá trabalhavam não eram preparadas o suficiente para realizar o trabalho) que impediu o resfriamento de um reator. Então, a pressão caiu e houve uma perda de líquido refrigerante ou água radioativa: 1,5 milhão de litros de água foram lançados no rio Susquehanna. Gases radioativos escaparam e atingiram a atmosfera. Outros elementos radioativos atravessaram as paredes.
3. Fukushima
Deu-se no Japão,a cerca de 250 quilômetros ao norte de Tóquio, no dia 12 de março de 2011 após um terremoto de 9 pontos da Escala Richter que atingiu o Japão um dia antes e causou alguns danos na usina nuclear Daiichi, levando a explosão de três dos seis reatores da usina, que deixaram escapar radiação em níveis muito altísimos.
4. Kyshtym
No dia 29 de setembro de 1957, uma falha no sistema de refrigeração do compartimento de armazenamento de resíduos nucleares causou uma explosão em um tanque com 80 toneladas de material radioativo. As partículas liberadas contaminaram a região de Mayak e cidades próximas num raio de 800km. Como a cidade de Ozyorsk, sede da tragédia, não integrava oficialmente o mapa soviético, o acidente nuclear ficou conhecido como "O Desastre de Kyshtym", em referência à cidade vizinha. O número de mortos com câncer pode ter chegado a 200 em decorrência da exposição à radiação.
5. Windscale A corrida armamentista nuclear, após a Segunda Guerra Mundial, fez com que a Inglaterra resolvesse