acidentes nucleares
1. Introdução
2. Desenvolvimento 2.1 Entendendo a energia nuclear 2.2 O problema da energia nuclear 2.3 Usinas nucleares 2.4 Acidentes nucleares 2.5 Principais acidentes nucleares 2.6 Resultado de um acidente nuclear
3. Conclusão
4. Referências
5. Anexos
Introdução
A energia atômica foi uma descoberta muito importante para o nosso século, mas quase tudo tem seu lado ruim, a partir da energia atômica foram criadas bombas atômicas e também outros “aperfeiçoamento” como a bomba de hidrogênio entre outras. Este trabalho tem o intuito de mostrar o quão importante e limpas são usinas nucleares e também, por outro lado, mostrar o risco que trazem a nossa civilização.
Desenvolvimento
Entendendo a Energia Nuclear Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação. O urânio é o elemento utilizado para a geração de energia nuclear nas usinas atômicas. Atualmente, vários países possuem usinas nucleares que produzem energia. Esta energia é considerada limpa, pois não polui o meio ambiente, porém o lixo radioativo deve ser armazenado em locais adequados, seguindo diversas normas rígidas de segurança. O Brasil, por exemplo, possui três usinas nucleares (uma está inativa) na cidade de Angra dos Reis (Rio de Janeiro). O grande problema das usinas nucleares é que devem ser tomadas diversas medidas de segurança, pois em caso de acidente, as consequências para o homem e meio ambiente são trágicas e extremas.
A problema da energia nuclear A energia nuclear também é utilizada para