Caso concreto 2
1- Há décadas atrás, atividades infantis, tais como as brincadeiras de rua com os pares, tiveram um papel importante na formação da subjetividade infantil. Hoje, a televisão também pode ser considerada como um elemento importante de formação dessa subjetividade. Daí pode-se afirmar que as crianças de hoje:
(a) só podem ser comprometidas a partir da especificidade histórico-cultural da época contemporânea;
(b) são incapazes de se contrapor à influência da televisão;
(c) são mais agressivas que as de antigamente por conta da influência da televisão;
(d) são tão independentes e inteligentes quanto às de 40 anos atrás;
(e) se desenvolveram sob influência mais negativa que as de antigamente.
R - letra (A)
2- O ser humano está constantemente em movimento e a todo momento surgem situações que exigem dele uma solução. Este contínuo movimentar-se é em geral movido por:
(a) atitudes planejadas;
(b) linguagens conscientes;
(c) atitudes culturais;
(d) emoções, às vezes inconscientes;
(e) movimentos lineares.
R - letra (D)
3. "Reality shows" podem ser considerados um fenômeno televisivo internacional. Hipoteticamente, um pesquisador interessado em investigar possíveis fatores associados ao fato de as pessoas assistirem a esses programas realizou um estudo no qual verificou que, na audiência de "reality-shows", predominam pessoas com idade entre 15 e 25 anos. Em vista disso, fundamentado nos estudos da Psicologia do Desenvolvimento, apresente uma hipótese que forneça uma possível interpretação do resultado obtido nesse estudo. (ENADE 2002)
R - As idades predominantes da audiência dos reality-shows está entre 15 e 25 anos, o que na Teoria Psicossocial está entre os Estágios 5 e 6, que é quando ocorre a construção de identidade, confusão de identidade, a intimidade, a puberdade, o período de fazer escolhas, etc. E nos reality-shows essas pessoas escolhem um modelo a ser seguido, uma autoimagem, que gostariam de ser ou que se