Segmento economico
A economia brasileira apresenta bom desempenho e uma análise do cenário econômico atual atribui previsões futuras que colocam o país em condição favorável frente ao mercado mundial.
Dentre os destaques estão o excelente crescimento do PIB de 2010 em relação a 2009, cujos números são expressivos, principalmente em função da crise de 2008. Do ponto de vista da atividade econômica, o PIB brasileiro mostrou expansão de 2,7% no primeiro trimestre deste ano - em relação ao trimestre anterior - e cresceu 9,0% na comparação interanual. A medida dessa expansão foi realizada com ajuste sazonal. De qualquer forma, é importante salientar para o fato de que a base de comparação do crescimento no ano é o 1º trimestre de 2010, período pelo qual o mundo passava por uma crise financeira e os países, na sua grande maioria, estavam em recessão.
O crescimento registrado pela economia brasileira é impulsionado principalmente pelo desempenho favorável da indústria. O setor contabiliza crescimento na margem de 4,2%, que ao considerar o ajuste sazonal equivale a um crescimento de 14,8% na comparação interanual. Mesmo em uma eventual desaceleração desse setor, o patamar atual continua a sugerir expansão da indústria, que por sua vez gera benefícios indiretos a outros setores da atividade, como o emprego e o consumo.
O detalhe relevante para o Brasil é que a expectativa para os próximos trimestres de 2010 é que o PIB mantenha um ritmo mais moderado de expansão terminando o ano com um crescimento de em torno 7,0% interanual. O mais importante é que essa tendência de crescimento se estende para o ano de 2011, porém com base mais consistente.
No mercado de bebidas destiladas, um dado relevante é a taxa de crescimento da cachaça artesanal no mercado interno, atualmente de 15% ao ano. O objetivo da empresa é atingir o sul e sudeste, como forma de conquistar o publico consumidor alvo para nosso produto. Em vias gerais, os estados consumidores de