Empreendedorismo e segmento econômico
Esse trabalho tem por objetivo conceituar avaliar o ambiente macroeconômico e os fatores que determina uma lucratividade do segmento bem como as oportunidades de negócio no segmento apresentado e também o presente estudo insere-se num projeto de investigação mais amplo sobre o empreendedorismo que procura estudar a influência do fenômeno no desenvolvimento das economias.Foram escolhidos os seguintes setores para serem desenvolvidos:Terceiro Setor,Comunicação e Farmacêutica.
1.1 – TEMA
O tema desse trabalho é estudo de segmentos econômicos.
2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1- Perfil do empreendedor
No ponto de vista Schupeteriano os empreendedores são pessoas intensamente motivadas para atuar em seus negócios com alta confiança com pré-disposição para inovação e uma percepção mais diferenciada do futuro e das próprias condições para enfrentar os fatores que diferem do meio em que se encontra Schumpeter (1985) recomenda o empreendedor como o indivíduo responsável pela destruição criativa, ou seja, inovador obstinado a criar de forma constante novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados de tal forma que destrói a ordem econômica pela introdução de novas formas de organização.
Para um empreendedor é necessário que tenha boa capacidade de liderança. Tem de organizar, redirecionar esforços e manter a motivação dos seus colaboradores. Eles estão sob a sua coordenação e por isso tem de criar uma filosofia de trabalho, definindo objetivos e métodos. Ao mesmo tempo em que programa um bom relacionamento entre a equipe de trabalho. As empresas hoje exigem de seus empregados um alto grau de empreendedorismo, pois além de dominar a tecnologia eles precisam ter uma visão do todo, para assim poderem identificar as necessidades dos clientes. Não podemos nos esquecer também da ética e cidadania, pois a ética é uma grande preocupação no ensino do empreendedorismo, já que o empreendedor exerce grande influência na sociedade e na