Resumo sobre artrite
Claudine Juliana Caznoch (1), Letícia Esmanhotto (1), Marília Barreto Silva (2), Thelma L. Skare (2).
Serviço de Reumatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC). Recebido em 17/10/05. Aprovado, após revisão, em 21/05/06.
1. Residente do Serviço de Reumatologia do HUEC.
2. Professora Assistente de Reumatologia da Faculdade Evangélica do Paraná.
Resenha
Artrite umas da sua característica é a presença do quadro inflamatório crônico. Trata-se de uma doença sistemática, onde tem sido um grande problema na saúde pública. A leitura revela que foram estudados pacientes com LES que freqüentaram o Ambulatório de Reumatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC) e que durante o segundo semestre de 2004 e primeiro semestre de 2005, com menos quadro critérios do American College Of. Rheumatology (ACR) para a classificação desta doença e que concordaram participar do estudo.
O autor deixou bem claro que os pacientes foram analisados quanto à presença de sintomas articulares ao inicio do quadro e no decorrer do mesmo. Tais sintomas foram classificados em artralgias sem artrites, atrites não-deformantes e artrites deformantes (tipo Jaccaid ou Rhupus).
Nesta parte do trabalho relatou-se que pacientes com poliartrite aditiva ou presença de deformidades foram submetidos a estudo radiológicos das mãos. Assim compreende-se que aqueles que foram considerados com Jaccaid, são os que obtém qualquer grau de desvios articulares redutíveis e sem erosões ao raios-X; com Rhupus aqueles com deformidades irredutíveis e erosões detectados ao raio x.
No presente artigo foi possível observar que o estudo foi feito em 147 pacientes, sendo eles sete homens e 140 mulheres. O diagnóstico de LES foi feito entre as idades de 05 e 68 anos e estes pacientes estavam em acompanhamento no ambulatório do