Cerebro do Obeso
ESTÁGIO HOSPITALAR 2013
ESTÁGIO DE ESPECIALIDADES II
WANDERSON ASSUNÇÃO LOMA
ARTRITE REUMATOIDE JUVENIL: revisão bibliográfica
CURITIBA – PR
2013
WANDERSON ASSUNÇÃO LOMA
ARTRITE REUMATOIDE JUVENIL: revisão bibliográfica
Trabalho apresentado ao programa de estágio em Especialidades II do Hospital Menino Deus como requisito parcial para conclusão do estágio 2013.
Orientador: Dr. Luiz Cagliari
CURITIBA – PR
2013
SUMÁRIO
Conteúdo
RESUMO
ARTRITE REUMATOIDE JUVENIL: revisão bibliográfica
À Artrite Reumatóide Juvenil tem vários termos utilizados para designar esta patologia, são: Atrite Reumatóide Juvenil (ARJ), Artrite Crônica Juvenil (ACJ), Artrite juvenil e Doença de Still.
A ARJ é uma doença inflamatória de origem desconhecida, que ocorre em crianças abaixo dos 16 anos de idade, com certa predominância no sexo feminino, na relação de 3:1, quando comparado ao sexo masculino. Ë uma doença relativamente rara que em decorrência do processo inflamatório, surge um quadro clinico de dor, edema, vermelhidão, calor e diminuição dos movimentos das articulações afetadas, deformidades, alterações no crescimento, rigidez articular, fraqueza muscular. Não é fatal, mas caso não seja tratada precocemente pode acarretar prejuízos permanentes. (LOIOLA, 2003).
A principal queixa relata por pacientes portadores dessa patologia em relação a seu quadro clinico, é a dor, que se apresenta com variação de intensidade, podendo ser referida de leve à moderada na maioria dos casos, ou tornar-se de forte intensidade chegando a ser insuportável, ocorrendo dores quase todos os dias, durantes o dia inteiro, sem parar. A intervenção fisioterapêutica frente a essa patologia será no intuito de minimizar e /ou aliviar os sinais e sintomas do processo patológico, controlando as manifestações clinica e prevenindo as deformidades músculo