Segmentação do mercado bancário em bancos de investimento.
Tarefa 1
Módulo: 2 - Mercado Bancário Atividade: Individual 1
Título: Segmentação do Mercado Bancário em Bancos de Investimento.
Aluno:
Disciplina: Produtos e Serviços Bancários Turma SP 1 – Equipe 3
Introdução
Esse trabalho tem o objetivo a análise da segmentação do mercado bancário em bancos de investimento, a partir da leitura do texto “O Empreendedor do Ano”.
(Texto que relata o caso do banqueiro André Esteves que vendeu seu Banco, o Pactual, para o UBS da Suiça por 3,1 bilhões de dólares e ainda fechou o 1° negócio como UBS pactual, com a colocação dos papéis da Dufry na Bovespa, negócio da ordem de R$ 750 milhões de reais). Dentro do contexto que é através do Sistema Financeiro e das Instituições Financeiras que se dá o fluxo de recursos entre tomadores e poupadores. E que os bancos se diferenciam de acordo com a estratégia de geração de receita, seu tamanho, tipo de clientela que constitui o seu foco e o tamanho de sua rede. Atualmente os bancos comerciais tem sua estrutura operacional dividida em segmentos de mercado, possibilitando atender às necessidades específicas de todos os clientes e proporcionar atendimento adequado a cada segmento. Segmentação do mercado bancário em bancos de investimento As instituições financeiras podem se dividir em:
a) instituições financeiras que operam no sistema monetário – trabalham com haveres de utilização imediata, vale dizer, depósitos à vista e o papel-moeda em poder do público.
Dentre as instituições que integram o sistema monetário temos:
- Banco Central;
– Banco do Brasil;
– Bancos oficiais federais;
– Bancos regionais e estaduais; e
– Bancos privados nacionais e estrangeiros.
b) instituições financeiras que operam no sistema não-monetário: aqui se inserem as que não dispõem de mecanismos próprios para ensejar a multiplicação de haveres, pois estes resultam de depósitos a prazo, fundos de poupadores. São eles:
– Bancos de