Cerrado
Bioma Cerrado
Brasil
SBPC : O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e cobre 22% do território brasileiro. Ele ocupa totalmente o Distrito Federal e boa parte de Goiás (97%), de Tocantins (91%), do Maranhão (65%), do Mato Grosso do Sul (61%) e de Minas Gerais (57%), além de cobrir áreas menores de outros seis Estados. É no Cerrado que está a nascente das três maiores bacias da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aquífero e grande biodiversidade. Esse bioma abriga mais de 6,5 mil espécies de plantas já catalogadas extensão aproximada: 2.036.448 quilômetros quadrados
É a savana brasileira. Possui solo pobre em nutrientes e vegetação normalmente baixa, com plantas esparsas de aparência seca. Duas estações bem marcadas caracterizam o cerrado: inverno seco e verão chuvoso. Neste ambiente vivem muitas espécies da fauna, inclusive bichos ameaçados de extinção. E o bioma ainda guarda outras surpresas: bacias hidrográficas e chapadões, relevo característico da região central do Brasil.
Fauna
Tamaduá-bandeira. Foto: Malene Thyssen. Wikipedia
De acordo com dados do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), na região do cerrado podem ser encontradas 67 espécies de mamíferos, 837 de aves, 120 de répteis e 150 de anfíbios. Para termos uma ideia dos mamíferos que por lá vivem, podemos citar o macaco-prego, o sagui, o rato do mato, a anta, a capivara, o veado campeiro e a onça-pintada. Falando dos mamíferos ameaçados de extinção, podemos citar o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra e o lobo-guará.
Voando pelo céu do cerrado estão papagaios, urubus, gaviões e sabiás. São moradoras de lá também siriemas, gralhas e codornas.
Entre os répteis característicos deste bioma estão a jararaca, a cascavel, a sucuri e também cágados, jabutis e lagartos.
E não podemos esquecer de outros importantes habitantes deste grande ecossistema: os cupins, as formigas, as