segmentação de consumidores
O principal objetivo deste estudo é identificar uma segmentação de clientes bancários com base no uso de produto se serviços.
Basicamente a tomada de decisão do consumidor será dada pela identificação ou reconhecimento das suas necessidades, levando em consideração diversos fatores culturais, sócio econômicos, demográficos e etc. Existem várias teorias com relação ao envolvimento emocional do cliente, porém nenhum é conclusivo e a único consenso entre os pesquisadores é de que a natureza do envolvimento do cliente é hipotética. Não se sabe até que ponto o fator emocional se sobre sai aos fatores racionais, pois estudos mostram que muitos clientes são fiéis ao banco devido bom relacionamento pessoal, deixando em segundo plano fatores econômicos como as taxas de cartão de crédito e visando sua comodidade.
O mercado financeiro é muito volúvel podendo sofrer alterações tanto por parte das instituições financeiras levando em consideração dados atuais e projeções futuras, como também por parte com consumidores.
Com o mercado cada vez mais competitivo as instituições enxergaram a necessidade de inovar seus produtos e serviços, modificando algumas características intrínsecas como a padronização dos produtos e identificando os clientes em diferentes segmentos, para assim oferecer produtos com maior potêncial de lucratividade. Devido a isso o marketing tornou-se uma ferramenta indispensável para diferenciação e direcionamentos das estratégias da instituição. No brasil essas mudanças por parte dos bancos foram indispensáveis, pois após a entrada maciça dos bancos estrangeiros o mercado se tornou muito mais competitivo, fazendo com que surgisse fusões entre os bancos nacionais que deram origem aos grandes conglomerados bancários.
Neste estudo foi feita uma pesquisa com 414 pessoas afim de obter dados para Análise de Cluster, que é uma técnica utilizada para agrupar indivíduos