Seg. do trabalho
Encontramos indicativos antigos da preocupação quanto à prevenção da vida dos trabalhadores. Estudiosos já percebiam a dificuldade de trabalho devido a maus tratos e condições indevidas de trabalho.
A Revolução Industrial significou uma mudança rápida na história da humanidade, quanto os meios de produção, passaram a concentrar-se em grandes fábricas, desencadeando profundas transformações sociais e econômicas. A Revolução Industrial se deu em diferentes épocas nos diversos países civilizados. Na Inglaterra, que foi pioneira, a Revolução Industrial surgiu com toda intensidade do séc. XVIII, na Alemanha e USA, começou por volta do ano de 1820 e na Rússia, por volta de 1890.
A necessidade de mão de obra para a indústria, aliado ao fato de haver desemprego no meio rural, estabeleceu um fluxo migratório do campo para as cidades em proporção até então nunca vista. Este fluxo não se dava apenas para as indústrias, mas também para a sua estrutura de sustentação.
O trabalho em condições degradantes, que era desempenhado pelos trabalhadores, contribuiu para criar uma consciência das condições desumanas a que eram submetidos.
As improvisações das fábricas e da mão de obra constituída principalmente por crianças e mulheres resultam em problemas ocupacionais extremamente sérios. Os acidentes de trabalho eram numerosos.
Não havia nenhuma regulamentação quanto ás condições de trabalho e do ambiente industrial, tampouco em relação à duração de jornada de trabalho.
FRANÇA
Na metade do séc.XIX, na França, trabalhava-se 12 horas nas províncias e 11 em Paris.
INGLATERRA
Em função da má condição de trabalho, o parlamento inglês criou uma proteção aos trabalhadores, a “Lei de saúde moral dos Aprendizes”, que estabelecia um limite de 12 horas de trabalho. A lei não teve a eficiência esperada devido à