seg. trabalho
Fazenda Rio Grande é um Município brasileiro que está localizado na região Metropolitana de Curitiba a 20 km da capital do Paraná, sua população segundo o IBGE é de 83.187 habitantes. Em 1879, Francisco Claudino Ferreira, requereu junto à Paróquia de São José dos Pinhais uma área de terras; com as quais formou a Fazenda Rio Grande, tomando-se desta forma, o primeiro proprietário de terras da localidade. Esta Fazenda foi formada em cima de um antigo aldeamento Indígena, e o nome original da localidade era Capocu.
A principal atividade de Fazenda Rio Grande era a criação de cavalos de raça, cujo maior cliente era o próprio Exercito Brasileiro. No ano de 1913, por intermediação de João Bettega, o SR. Tobias Pereira da Cruz adquiriu Fazenda Rio Grande, uma área de 487 alqueires de terras, e José Custódio dos Santos outros52,5 alqueires no núcleos do Rio Maurício. A partir daí a, História de Fazenda Rio Grande confundiu-se com o expansionismo industrial e populacional de Curitiba, com a direta no parcelamento do solo urbano da área correspondente à atual sede Municipal. Tal fracionamento decorreu dos fenômenos de ocupação Urbana da cidade de Curitiba. A procura cada vez maior, de pessoas vindas do interior do Estado e também de Santa Catariana, por áreas onde mora, e perda sistêmica de renda, se conjugaram com os negócios imobiliários em toda a região Metropolitana da Capital.
ÀS áreas da Fazenda Rio Grande, ao sul de Curitiba, foram um dos últimos redutos da especularão imobiliários. O início do loteamento da Fazenda Rio Grande, filão periféricos de Curitiba deu-se a partir de 1959, Daí para frente não parou de acontecer, até os dias de hoje. Mais adiante da sede Municipal de Mandirituba e mais próximo da capital, a população de Fazenda Rio Grande foi organizando sua vida em função da grande Cidade, onde havia mais empregos e os demais serviços urbanos.
A Prefeitura de Mandirituba foi sendo pressiona para oferecer os serviços básicos de