Contabilidade
A contabilidade surgiu no período pré-histórico, mais especificamente no Mesolítico (entre 10.000 e 5.000 a.C) Segundo descobertas arqueológicas, foram encontrados vários registros que já identificavam o elemento patrimonial (geralmente animais); em pinturas líticas e também em gravações feitas em ossos de rena, apresentadas através de desenhos e de traços que identificavam (quantidade) e alguns que não havia identificação do objeto. Os desenhos identificavam o bem que se desejava controlar e os riscos a quantidade do bem. Com o passar o tempo tornou-se necessário o registro das informações de forma mais organizada, passando a ser criada então a “ficha contábil”; em vários formatos, era feita em barro. A mais simples foi utilizada no meio rural e a mais desenvolvida no meio urbano (cidades) e arredores dos templos.
2.) Explique o que você entende por método das partidas dobradas.
Conforme o que foi estudado, entendo que para todo débito existe um crédito de valor igual e vice-versa.
No meu entendimento este método funciona da seguinte forma:
a) Débito: corresponde a destino (onde) os recursos serão aplicados.
b) Crédito: representa a origem (fonte) dos recursos.
3.) O que são Aplicações de Recursos e Origens de Recursos?
As aplicações de recursos são aqueles bens originários de fontes internas e externas, quase sempre revertidos em bens e direitos necessários para o funcionamento e desenvolvimento das empresas.
Essas aplicações podem ser feitas de forma tangível. Ex.: compra de veículos. E também, de forma intangível. Ex.: atualização de um software.
As origens de recursos são apresentadas através de duas fontes, sendo:
a) Internas: que correspondem ao capital dos proprietários, denominado “capital próprio”; patrimônio líquido.
b) Externas: que correspondem às obrigações (passivo), sendo: fornecedores,