Iraqi Premier League
A Primeira Liga Iraquiana foi fundada em 1974. Atualmente é um campeonato onde militam 18 clubes, muito embora, na sua fase embrionária, tenha sido chamada “Liga dos Institutos”, e tenha sido composta apenas por clubes sediados na capital, Bagdad. Os dois primeiros têm entrada garantida na AFC Cup (Uma espécie de Liga Europa da Ásia) e os piores classificados são relegados para a Iraqi Division 1. É controlada pela Federação Iraquiana de Futebol e tem como principal patrocinador, a AsiaCell Telecom, uma operadora de telecomunicações do país. Graças a este acordo, o seu nome oficial é AsiaCell Premier League.
De facto, esta é a evolução da chamada “Liga dos Institutos de Bagdad”, criada em 1962, para os clubes da cidade de Bagdad, em que cada instituição pública (Al-Shorta SC, traduzido literalmente como “Polícia FC”, o Al-Baladiyat, atual Baghdad FC, que significa literalmente “Câmara Municipal”, resultou da fusão do clube do Departamento de Transportes, com o clube da Companhia Estatal de Águas, e o Al-Quwa Al-Jawiya, traduzido à letra como “Força Aérea FC”, também este uma fusão de vários clubes) tinha uma equipa de futebol, disputando assim um campeonato quadrangular ao estilo de “Playoff”, entre os rios Tigre e Eufrates. Este campeonato durou 11 anos, e conheceu o domínio do clube da Polícia (Al-Shorta), que conquistou o título por 6 vezes, seguido do clube da Força Aérea (Al-Quwa Al-Jawiya), que conquistou 4 edições do torneio.
Em 1973, surgiu a necessidade de expandir a “Liga dos Institutos de Bagdad” ao país inteiro, aparecendo assim aquilo que se pode chamar como o embrião da Iraqi Premier League, que nasceu no ano seguinte. Esta passa-se a chamar “Liga dos Institutos do Iraque” e passa a consagrar o Al-Quwa Al-Jawiya (na altura sob o nome de Al-Tarayan) como potência crescente, e o único capaz de fazer frente ao Al-Shorta, na altura, a maior potência crescente do país dos dois rios.
Em 1974, chega o ano de viragem: É fundada a