Rs232
2.1 Definição
O RS-232 (Recommended Standard 232) é um padrão de sinal desenvolvido pela Electronic Industries Association – EIA e ITU V.24/V28, partes interessadas em especificar a interface serial entre equipamentos de terminal de dados (Data Terminal Equipment – DTE) e equipamentos de comunicação de dados (Data Communications Equipment – DCE).
2.2 Características Físicas
O padrão RS-232 inclui características do sinal elétrico (níveis de tensão), características de interface mecânica (conectores), descrição funcional de circuitos interligados (a função de cada sinal elétrico) e alguns tipos comuns de conexões terminal para modem.
Sinais: A RS232 possui dois sinais de comunicação sendo o Tx aquele que envia e o Rx o que recebe. O nível do diferencial binário é comparado com a tensão do terceiro sinal GND. Há outros sinais que podem ser utilizados para controle do fluxo e dos pontos da comunicação.
[pic]
Número máximo de equipamentos: 2 em uma conexão ponto a ponto.
Distância máxima: O padrão não define um comprimento máximo para o cabo, entretanto, define uma capacitância máxima que os circuitos envolvidos devem tolerar. Cabos acima de quinze metros terão uma maior taxa de capacitância, a não ser que se use tipos especiais de cabos.
Cabeamento RS-232: Dispositivos que usam cabos serial para sua comunicação são divididos em duas categorias: Equipamentos de comunicação de dados (Data Communications Equipment – DCE) e Equipamentos de dados terminal (Data Terminal Equipment – DTE). DCE são dispositivos como modem, plotter, etc., enquanto DTE são computadores ou terminais. A porta serial RS-232 vem em geral com conectores tipo Delta com 25 pinos (DB-25) e tipo Delta 9 pinos (DB-9). Ambos os conectores são machos no computador, assim, é preciso um conector fêmea no dispositivo.
[pic]Conectores DB9
[pic]DB25
2.3 Características Elétricas
Os sinais variam de 3 a 15 volts positivos ou negativos, valores