Automação
Ivan Vieira Ferreira da Silva
Engenheiro Eletricista pelo Centro Universitário CESMAC. e-mail: ivanvieirafs@gmail.com
Sérgio Silva de Carvalho
Mestre em Ciência da Computação pela UFPE. e-mail: ssc1511@gmail.com
RESUMO
Este trabalho trata da automação residencial, especificamente do desenvolvimento de um protótipo de domótica com controle via web, utilizando tecnologias com padrões abertos e de baixo custo, como o padrão de rede serial RS485, a plataforma microprocessada
Arduino e o servidor web Apache. Este trabalho inclui todo o desenvolvimento de um protótipo de domótica de baixo custo, dos hardwares utilizados até os softwares desenvolvidos. Palavras-chave: Automação residencial. Domótica. Padrões abertos. RS485. Arduino.
Servidor web. Microcontroladores.
INTRODUÇÃO
A automação residencial, conhecida também como Domótica1, tem como principal objetivo facilitar o dia-a-dia de seus usuários, através da gestão dos recursos habitacionais de suas residências, visando uma maior segurança, conforto, praticidade e economia. Atualmente, a automação residencial encontra-se em plena evolução tecnológica, com soluções modernas e futuristas para qualquer tipo de imóvel e classe social.
As soluções atuais para a automação de uma residência demandam um alto custo para sua implementação. Recursos como controle de iluminação com cenas pré-programadas, controle de temperatura de ambientes, fechaduras biométricas, integração com sistemas de áudio e vídeo e acionamento elétrico de persianas e janelas, são exemplos do que pode ser feito com a tecnologia atual voltada para automação residencial.
Segundo estimativa da Associação Brasileira de Automação Residencial
(Aureside), os preços desses recursos caíram pela metade nos últimos quatro anos. “A
1
Domótica – O termo “Domótica” resulta da junção da palavra latina “Domus” (casa) com “Robótica” (controle automatizado de