Sedentarismo nas empresas
O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.
O sedentarismo consiste na falta de realização de atividade física ou da sua realização de maneira insuficiente para manter o bom funcionamento do organismo. É considerado como sendo uma das principais patologias do mundo moderno, pois resulta em uma série de complicações à saúde humana.
O sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardíacos. Pesquisas mostram que, o risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta uma vez e meia nas pessoas que não têm uma vida ativa. Mais de 60% da população adulta não pratica exercício físico.
Os hábitos sedentários podem ser encontrados em pessoas de qualquer idade, principalmente nas que não têm tempo suficiente para a realização de exercícios físicos e, dessa forma, não podem assim desfrutar dos benefícios que tais práticas podem trazer ao corpo e à mente do indivíduo.
Principais causas e consequêcias do sedentarismo
O sedentarismo é uma grave doença causada pela falta de exercícios físicos e pela ausência de atividades esportivas. Estima-se que no próximo milênio a doença atingirá todos nós. A causa do sedentarismo está relacionada aos hábitos da vida moderna proporcionada pela grande evolução da tecnologia. A cada dia mais e mais pessoas substituem atividades físicas por tecnologias que reduzem o consumo energético do corpo. Com os equipamentos eletrônicos como: computador, DVD, vídeo game e ainda mais com a internet,