Secretário escolar
Como o papel do secretário de escola confunde-se com o de um administrador, sua influência é vital para o sucesso da experiência escolar. Escolas funcionam melhor ou pior, são mais ou menos organizadas e capazes de atender às necessidades de suas comunidades interna e externa, dependendo, em boa medida, de seus secretários(as). Como um administrador, o/a Secretário/a deve estar capacitado para: * organizar racionalmente o trabalho; * aproveitar os talentos e motivações de sua equipe; * simplificar processos e métodos de trabalho; * aproximar-se de seus usuários e antecipando as suas necessidades; * trabalhar com eficiência, reduzindo os desperdícios; * planejar e dirigir, avaliar e controlar as atividades da Secretaria em consonância com a Diretoria da escola.
O secretário de escola credenciado deve ser portador do registro de secretário, instituído pela Portaria Ministerial nº 1.960, de 20 de novembro de 1954. Já nessa época, foram estabelecidas condições para a obtenção desse registro, entre elas a de preparação em curso específico, supervisionado pela antiga Diretoria do Ensino Secundário.
Atualmente, compete aos Estados, através dos Conselhos Estaduais de Educação, fixar normas específicas a esse respeito, através de Resoluções. Estas, em geral, determinam que a função de Secretário de estabelecimento de ensino fundamental e médio deve ser exercida por pessoa habilitada em curso específico de formação de secretariado e portadora de registro profissional em órgão próprio do MEC.
O Secretário é um dos elementos a quem a Diretoria delega poderes. Sua posição é tão importante que um dos requisitos para a autorização de funcionamento de uma escola é a existência de um secretário credenciado.
Fonte: http://www.race.nuca.ie.ufrj.br/ceae/m3/texto3.htm Obs. O trabalho da secretaria escolar consiste em organizar e manter os arquivos de todos os ex-alunos e professores,