secretário escolar
A educação como política pública pressupõe o fortalecimento das unidades escolares em todas às suas dimensões: pedagógica, administrativa, jurídica e financeira, por entender que no cotidiano escolar todos os envolvidos são considerados sujeitos nos processos de administração, organização e planejamento de ações que objetivam melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
Nesse contexto está a Secretária Escolar que por agregar amplas funções se coloca numa relação direta e permanente no desenvolvimento de ações referentes às quatro dimensões do processo educacional da escola, exigindo sua interação com todos os envolvidos, para isso necessita ter os conhecimentos que permita desempenhar seu papel e cumprir com suas responsabilidades.
Partindo dessa concepção a Secretaria de Estado de Educação, através da
Superintendência de Gestão Escolar, organizou este documento e o disponibiliza para as escolas com a finalidade de subsidiar as secretarias escolares em seus campos de atuação: atendimento, escrituração escolar, arquivamento, expediente e fornecimento de informação.
Esperamos que este documento contemple diretrizes técnicas e operacionais às secretarias escolares, e que seja intensamente estudado, analisado e avaliado na sua implementação e, sobretudo, que gere respostas positivas contribuindo significativamente para o fortalecimento da escola.
1
SECRETARIA ESCOLAR
A secretaria escolar é o setor que tem como principal função a realização das atividades de apoio ao processo administrativo e pedagógico onde se concentram as maiores responsabilidades relativas à vida escolar do aluno e da própria escola, por isso, deve ser instalada em lugar seguro e não acessível a pessoas estranhas ao serviço.
Esse setor constitui-se centro das atividades administrativas e pode ser considerada como base para uma eficiente gestão escolar.
É o espaço em que acontece o registro, elaboração e expedição de todos os
documentos