Missão urbana
Prof.: Arzemiro Hoffmann
Disciplina: Missão urbana
Elaborar as bases para uma Teologia da Cidade tendo em vista a Missão Urbana nas cidades brasileiras.
1) O chamado de Deus para missão urbana:
A missão hoje está mais focada em contexto urbano, não desprezando a missão na zona rural, devido a grande concentração da população na zona urbana. Muitos são os desafios missionários que a cidade apresenta, tornando-se o palco ideal para o resgate dos princípios de cidadania. E, a esperança, anunciando que o evangelho da boa nova, que liberta da escravidão do mundo das trevas, chegou até ela. Mas, a missão urbana, primeiramente, inicia-se pela transformação da vida dos chamados para a missão.
Neemias é um bom exemplo para a compreensão de um ministério missionário urbano, centrado na compaixão e na misericórdia do Senhor a favor dos que sofrem.
Ele começou por si mesmo, com o coração quebrantado por causa da desgraça de seu povo e da destruição de sua cidade natal. Neemias, quando fica sabendo da dura realidade de seu povo e de como a cidade de Jerusalém se encontrava, fica muito triste, com o coração partido, chora, ora e intercede por eles.
Eis um ponto fundamental que diferencia a pessoa que é chamada e vocacionada para a missão urbana. Ele se questiona quais são as razões do caos da cidade e vai buscar em Deus uma direção. Há uma grande necessidade, no mundo contemporâneo, de igrejas e lideranças comprometidas com o reino de Deus. O Dr. Jorge H. Barro diz:
“Deus concede pastores à igreja para certificar-se de que essas pessoas vão fielmente cumprir a tarefa de liderar a ação missionária das comunidades. Se a igreja existe para cumprir a missão de Deus; se a igreja é o instrumento e agência da missão de Deus, o único propósito pelo qual o pastor existe é a missão de Deus” (2004 pg. 179).
O missionário vocacionado para a missão de Deus não busca agradar as autoridades humanas, ou satisfazer a vontade do povo, ou mesmo construir o seu