secretariado
Índice
Características gerais, com exemplos de cada classe de celenterados, asquelmintos, platelmintos, esponjas, artrópodes, equinodermos, insetos, crustáceos, aracnídios, quílopodes e diplópodes.
1.Celenterados pag.7 2.Asquelmintos pag.8 3.Platelmintos pag.9 4.Esponjas pag.10 5.Artrópodes pag.11 6.Equinodermos pag.12 7.Insetos pag.13 8.Crustáceos pag.14 9.Aracnídeos pag.15 10.Quílopodes pag.16 11-diplópodes pag.17 Mas ainda não terminei...
Celenterados Os celenterados são animais invertebrados, na maioria, de vida marinha. O corpo destes animais está organizado em formato de saco, modificando-se para formar um pólipo. Algumas espécies apresentam tentáculos.
Classes de celenterados
Hidrozoários Apresentam corpo de formato pequeno e vivem em colônias. São semelhantes aos vegetais.
Exemplos: obélia, medusa, hidra e caravela
Cifozoários O formato do corpo é muito bem definido. Algumas espécies possuem corpo no formato de um guarda-chuva aberto. A consistência do corpo é mole, sendo que alguns cifozoários (água-viva, por exemplo) podem causar sérias queimaduras na pele dos seres humanos.
Exemplos: águas-vivas, Aurélia e algumas espécies de medusas.
Antozoários Possuem hábitos de vida isolados ou em colônias. O formato mais comum do corpo é de um pólipo. Algumas espécies possuem esqueleto formado por carbonato de cálcio.
Exemplos: anêmonas-do-mar, actínias e corais.
Exemplo:
Asqueomintos Os asquelmintos são um conjunto heterogêneo de animais vermiformes marinhos e de água doce, considerado ao nível de filo em classificações alternativas. Reúnem espécie representantes alongados e freqüentemente cilíndricos, não segmentados de tamanho reduzido e corpo revestido por uma cutícula.
Exemplo:
Platelmintos
São vermes que surgiram na Terra há provavelmente cerca de 600 milhões de anos.