Sebrae
Foi fundado em 1972 com o nome de CEBRAE (Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa), inicialmente foi uma instituição vinculada ao Governo Federal, porém em outubro de 1990, passou a chamar-se Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas), e desvinculou-se do Governo Federal se tornando um serviço social autônomo, sem fins lucrativos.
O SEBRAE é parte integrante do Sistema S que objetiva auxiliar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo e a auto-sustentabilidade das pessoas e comunidades.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) a movimentação de capital gerada por pequenas empresas no Brasil é muito grande existem cerca de 15 milhões de micro e pequenas empresas em atividade. Porém mais de 10 milhões de forma ilegal e através da contribuição do SEBRAE estas empresas podem se legalizar e continuar a gerar ainda mais empregos e capital. Atualmente elas já são responsáveis por mais de 99% da movimentação financeira dentro do país e oferecem mais de 28 milhões de postos de trabalho.
Um importante passo foi dado ao aprovar a Lei Geral – a Lei das Micro e Pequenas Empresas – que em meio a diversas outras questões estabeleceu o Imposto Simples Nacional que vem facilitando a vida tributária e financeira das MPE`s (Micro e Pequenas Empresas) isso foi um importante passo dado para o SEBRAE pois viabilizou de forma expressiva sua atuação junto as Micro e Pequenas Empresas.
O atual presidente da empresa é Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho e o presidente do Conselho Deliberativo Nacional é Roberto Simões.
Missão Institucional
“Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo”.
Visão de Futuro
“Ter excelência no desenvolvimento das micro e pequenas empresas, contribuindo para a construção de um Brasil mais justo, competitivo e sustentável”.
Objetivos do SEBRAE
O SEBRAE tem como