Édipo rei
ÉDIPO REI SÓFOCLES
Edição especial para distribuição gratuita pela Internet, através da Virtualbooks.
A VirtualBooks gostaria de receber suas críticas e sugestões sobre suas edições. Sua opinião é muito importante para o aprimoramento de nossas edições: Vbooks02@terra.com.br Estamos à espera do seu e-mail. Sobre os Direitos Autorais: Fazemos o possível para certificarmo-nos de que os materiais presentes no acervo são de domínio público (70 anos após a morte do autor) ou de autoria do titular. Caso contrário, só publicamos material após a obtenção de autorização dos proprietários dos direitos autorais. Se alguém suspeitar que algum material do acervo não obedeça a uma destas duas condições, pedimos: por favor, avise-nos pelo e-mail: vbooks03@terra.com.br para que possamos providenciar a regularização ou a retirada imediata do material do site.
www.virtualbooks.com.br/
Copyright© 2000/2003 Virtualbooks Virtual Books Online M&M Editores Ltda. Rua Benedito Valadares, 429 – centro 35660-000 Pará de Minas - MG Todos os direitos reservados. All rights reserved.
ÉDIPO REI
PERSONAGENS ÉDIPO, rei de Tebas SACERDOTE CREONTE, irmão de Jocasta TIRESIAS, adivinho cego JOCASTA, rainha de Tebas MENSAGEIRO de Corinto SERVO, da casa de Laios EMISSÁRIO, do palácio real CORO, dos anciões de Tebas FIGURANTES: Aia, acompanhante de Jocasta Um menino, guia de Tirésias Um grupo de suplicantes As duas filhas de Édipo, Antígona e Ismênia Guardas e servidores do palácio A ação passa-se em Tebas (cidade-estado fundada por Cadmo, herói lendário), diante do palácio do rei ÉDIPO. Junto a cada porta há um altar, a que se sobe por três degraus. O povo está ajoelhado em tomo dos altares, trazendo ramos de louros ou de oliveira. Entre os anciãos está um sacerdote de Júpiter. Abre-se a porta central; ÉDIPO aparece, contempla o povo, e fala em tom paternal. ÉDIPO Ó meus filhos, gente nova desta velha cidade de Cadmo, por que vindes assim, junto a estes