SEBRAE (mercado justo)
O Comércio Justo e Solidário já existe no Brasil! Muitos são os espaços de comercialização que já se reconhecem com esta proposta e até se auto-intitulam como tal. Mas por certo que precisamos crescer muito mais.
Vender não significa apenas colocar seu produto ou serviço para o consumidor. Vender bem requer uma ação planejada e consciente que demonstre na prática a atenção à qualidade, aos cuidados com as embalagens e rótulos, ao desenvolvimento e execução de estratégias de marketing, ao respeito aos direitos do consumidor etc.
Acessar mercados ou construir mercados solidários é assim uma tarefa que vai além da simples venda. Mais do que chegar lá, é preciso se manter, o que nem sempre é fácil num mundo onde a maior parte da produção se faz através da precarização do trabalho e degradação ambiental.
Abaixo apresentaremos algumas dicas e contatos dos distintos canais de comercialização justos e solidários já existentes no Brasil. Mais para a frente, pretendemos construir um guia de acesso e construção de mercados com outras dicas sobre como e o que fazer para se colocar cada vez mais e melhor nos canais de venda.
Lojas de comercialização de produtos solidários:
- Associação Mundaréu
A Associação Mundaréu é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Foi criada em 2001 para promover o desenvolvimento e a inclusão social de grupos de produtores artesanais de todo o país.
- Loja da Reforma Agrária
O MST possui diversas opções para você e para oferecer uma lembrança especial a quem você gosta. É só escolher. São camisetas, bonés, livros, CDs, jornal e revista que retratam a história da luta pela terra. São lembranças da história do MST. Dê um presente solidário e contribua com a luta pela Reforma Agrária.
- Lojas Mundo Paralelo
O Mundo Paralelo comercializa produtos da Economia Solidária através das práticas do Comércio Justo e Solidário. Atualmente com duas lojas, uma na cidade de Novo Hamburgo e outra na cidade de Porto